Teu carro diz muito sobre vc. Ou não.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Vector Free #11
Aqui eu vou começar uma seção de vetores de personagens de quadrinhos.
Lembrando que os arquivos em .PNG têm o fundo transparente e os .JPG fundo branco.
Enjoy.
avatar_batman.ai
avatar_flash.ai
Lembrando que os arquivos em .PNG têm o fundo transparente e os .JPG fundo branco.
Enjoy.
avatar_batman.ai
avatar_flash.ai
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Vector Free #10
Aqui em vetor em forma de avatar em homenagem ao grande Frank Zappa. Para quem gosta do bom e velho rock'n roll.
Enjoy.
Enjoy.
sábado, 25 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Tutorial Illustrator #1
Hoje vamos ver como criar uma bola de basquete no Illustrator. É simples mas não é exatamente para iniciantes que nunca abriram o software. Se você ainda não conhece nada do programa nos próximos posts coloco as dicas para se familiarizar com área de trabalho e as ferramentas.
Vamos lá, o resultado final deverá ficar parecido com a imagem abaixo:
Ok, vamos começar pelo mais elementar que é fazer o círculo que vai determinar a forma não só da bola, obviamente, como também da sombra e vai ser a região delimitadora das "protuberâncias" –não acredito que estou falando isso num tutorial– que dão relevo à bola.
Abra um novo arquivo do modo Print Document. Para o formato da página costumo usar o A3 no modo paisagem; você pode optar por qualquer outro que não fará diferença.
Para que os itens mencionados estejam todos nos seus devidos lugares mude o modo de trabalho para Essentials no menu da direita na parte superior da tela.
A seguir, por padrão a tela que vc verá será a área de trabalho. Vamos à ferramenta elipse tool (L) –esse "L" entre parênteses é a tecla de atalho e assim farei para as demais teclas–.
Uma dica é manter o mouse pressionado e ir até o triângulo na extrema direita das opções da ferrenta e só soltar o mouse ali. Com isso a ferramenta e todos os seus subitens ficarão flutuantes.
Agora abra um círculo com a ferramenta elipse. Mantenha a tecla SHIFT pressionada para a formação de formas perfeitas como quadrados e círculos.
Para a cor da bola adotei um laranja C=0 , M=80 , Y=95 e K=0 .
Neste desenho não haverá cor de contorno para isso coloque a opção de contorno em primeiro plano pressionando a tecla X e escolha a opção do retângulo com uma faixa vermelha transversal ou pressione a tecla de barra do seu teclado.
Veja:
Com o círculo feito e preenchido, duplique-o pressionando a tecla ALT e arrastando. Faça 2 cópias.
A cor dos círculos duplicados não faz a menor diferença por agora. Vamos às bolinhas que dão relevo à bola maior. Esta é a parte mais trabalhosa do projeto.
Crie 3 cículos pequenos e os sobreponha como na imagem abaixo:
Mais uma vez a cor pouco importa. Abra a janela de Pathfinder porque precisamos cortar as formas para que fique somente o necessário para dar a sensação de volume.
Note que existe duas seções na janela. A que nos interessa é a segunda, Pathfinder. E nessa vou usar a primeira, Divide.
Tecnicamente vc não vê grandes coisas. Mas na verdade o programa pegou cada parte sobreposta e criou uma camada. Agora com a seta branca Direct Selection (A), vamos selecionar e deletar as partes desnecessárias e ficando só com a primeira superior e a última inferior e colori-las de branco e preto respectivamente.
Clique fora de qualquer objeto para não selecionar nada e depois com a Direct Selection vá selecionando de dentro para fora até ficar somente o primeiro de cima que será colorido de branco e o último de baixo que será preto.
É bem provável que seus círculos não casem perfeitamente. Vc pode resolver isso alternando entre Direct Selection (A) e Selection Tool (V). Clique com a seta branca depois pressione a tecla V para ver o quadro de seleção, posicione na margem desse quadro até aparecer um ícone de rotação. Vá rotacionando até "bater" certinho. Com a Direct Selection aproxime bem os dois.
A proporção dos objetos que usei neste tutorial são:
bola maior: L= 133,552 mm.
h=133,552 mm.
bola menor: L= 2mm.
h= 2 mm.
Para manipular melhor seu desenho a partir daqui é melhor proteger a bola maior com as teclas CTRL + 2 ou CMD + 2.
Depois de definida a parte da "bolinha" vem o mais bacana que é dar a ela o aspecto que vai dar o volume à bola maior. Diminua-a bastante e duplique diversas vezes. A maneira mais prática é pressionando o ALT e arrastando depois duplicando essa ação com CTRL + D (ou Command +D no MAC). Faça isso horizontalmente, selecione todos e depois faça isso verticalmente.
Para maior confiabilidade na hora de formar as bolinhas usei a régua (CTRL + D ou CMD +D) e puxei dela 4 linhas guias como na figura:
Vá ao menu View > Ruler > Show Ruller para ativar as réguas |
Clique no meio da régua e puxe com a ferramenta de seleção para acionar as guias |
Uma dica importante é travar as guias antes de fazer as duplicações. |
Selecione uma das bolinhas com a tecla ALT pressionada e arraste para formar cópias. Repita com CTRL + D |
Faça o mesmo na vertical. Uma dica é usar também o SHIFT para deixar alinhado |
Cubra a bola maior por inteiro |
Agora vem o efeito que vai tornar as bolinhas mais ajustadas à bola maior. Uma falsa perspectiva que fica legal.
Vá até o menu Object > Envelope Distort > Make with Warp. Eu usei o Fisheye em 50% de bend (a intensidade da curvatura para trocar em miúdos).
Bom, agora vêm as bolas que estavam de fora –ops–.
Um dos círculos vai dar a devida forma a esse último efeito que tem que fica na medida da bola de basquete. O outro vai criar a sensação de esfera com um gradiente circular preto e branco com blend mode multiply. Vamos a eles:
Ponha o círculo à frente das mini-bolinhas, vá ao menu Object > Clipping Mask > Make (CTRL + 7 ou CMD + 7)
Atenção a bola maior tem que estar na frente, caso isso não esteja ocorendo utilize o botão direito do mouse Arrange > Bring to Front
Agora para completar, o volume com cores.
Pegue o último círculo e aplique o preenchimento gradiente de branco para preto radial no conjunto de ferramentas à direita. Depois altere no transparency o modo de cor de normal para multiply.
Depois que determinar a forma do gradiente vá editando com a ferramenta Gradient (G) |
Posicione o mouse sobre círculo que se forma e vá editando a gosto. |
Para dar o acabamento final mude o modo de cor para multiply
A esta altura sua bola vai estar mais ou menos com esse aspecto
Agora como acabamento vêm as linhas. Basicamente são duas linhas retas e uma metade de elipse para cada lado. No caso das curvas vai precisar de um ajuste nas pontas pra não sair do eixo da bola, mas é simples.
Fiz uma linha reta vertical do tamanho da bola com espessura de 3pts.
Vá até o menu appearance e duplique a seção stroke arrastando a o mesmo para a região de new na janela, como mostrado na figura.
Abra a janela Appearance |
Arraste o item Stroke para o ícone de New a fim de duplicá-lo |
Mude a espessura |
Mude a cor e espessura do segundo Stroke. Na cor usei o mesmo tom de laranja da bola. |
Sua linha ficará com esse aspecto. Use a ferramenta rotate (R) para girá-la; para tirar a cópia vc já sabe: basta usar a tecla ALT antes de girar.
Não agrupe nada ainda.
Depois de girar duplicando, coloque as duas linhas sobre a bola |
Se tem uma coisa que é muito chata é vc ficar refazendo efeito que vc já acertou e não quer recomeçar do zero. Então para que as próximas linhas já tenham o efeito de duplicação na espessura e cor que a gente quer eu vou torná-la um efeito gráfico para que não tenha que ficar repensando "quanto foi mesmo que eu eu sei nessas linhas?"
Abra a janela Graphic Stile e com as linha selecionada clique sobre NEW
Agora faça sua elipse e aplique o efeito gráfico. Já foi.
A única coisa mais chatinha aqui é acertar aos poucos a linha em relação à curva da bola. Eu usei o direct selection e foi rapidinho; é só usar nas hastes que definem a curvatura.
Selecione uma das linhas. Lembre-se que não podem estar agrupadas |
Acione o Graphic Style para abrir a janela |
Clique no botão NEW (o segundo da direita para a esquerda) com o objeto que se quer criar o efeito selecionado |
Agora faça a elipse. Se tudo deu certo ela já sai com o efeito das linhas anteriores. Legal, né?!
Ajeite a elipse de forma que somente uma metade toque a bola. Posicione como na figura
Pressione "A" para ativar a Section Tool, selecione o nó de baixo e delete-o. Depois é só ajeitar as pontas para que elas se adequem à forma da bola.
Use a ferramenta Direct Selection para adaptar a linha à bola |
Pegue todas alinhas com a ferramenta de seleção (Select Tool – V) e agora pode agrupá-las.
Envie para trás através do botão direito Arrange > Send to backward para não ficar com uma coloração muito forte e diferente do restante.
Complemente com um fundo gradiente de seu gosto e fim. Na imagem de começo eu usei gradiente azul e branco no topo e cinza e branco na base.
Para sombra basta uma elipse em tom de cinza pouco mais escuro.
E fim. Ufa! Dá mais trabalho explicar que fazer!!!
Enjoy!!
Assinar:
Postagens (Atom)