sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Colorização Digital

Eu gosto muito de quadrinhos e quando era pequeno imaginava se um dia eu seria um daqueles caras que criam aquelas histórias.

Por uma série de motivos isso não foi possível. Mas sem problemas, porque era só uma curtição de criança e nunca levei essa coisa muito adiante porque também nunca fui desenhista e achava que o cara que criava as histórias fazia tudo.

De repente eu começo a ler quadrinhos de super-herois e lá vinham os créditos separados: artista e escritor. E mais: arte-finalizador, colorista e até letreirista (a sempre presente Lilian Mitsunaga. Essa só quem curtiu formatinho da Abril vai entender.) Hoje, pensando bem, vejo como sempre fui paranoico. Eu jurava de pé junto que Marvel e DC eram um grupo único e dividiam o público só pra não chamar muito atenção. Isso com 9 anos de idade.

Bem vamos dar um pulo até o ano de 2009 onde eu, já homem maduro, (mais ou menos) e já profissional de editoração eletrônica bem encaminhado nas suítes Adobe e Corel (sim, eu uso, não façam essa cara) resolvo ver como afinal se faz para colorir um gibi, uma vez que já sabia que a coisa ia pelo Photoshop.

Fui fazer um curso na Quanta. Na época colorização com Photoshop, com Artur Fujita.

O curso foi incrível e aprendi demais e se ainda houver esse curso com esse profissional aconselho demais a todo iniciante ou mesmo para quem já conheça um pouco porque vale muito a pena.

Bem mas aí, mais uma vez sou afastado do meu já hobby por conta de compromissos profissionais mais sérios.

Ano vai, ano vem , e dessa vez resolvi que vou me aprofundar nesse projeto e, se der, quero sim tocar a vida colorindo. Porque não?

Bem, esse é um dos primeiros que pego de cabo a rabo, com limpeza, separação e colorização. Pena que ainda estou meio lento no processo de produção.

O resultado me agrada. Espero que para os próximos o tempo de produção se reduza. Conta também que o personagem era... errrrr... dureza?

Bem segue minha arte e uma espéie de separação de cada parte do trabalho, da base à cor final. Espero que gostem.





Essa era a imagem original. Não sei se dá pra notar, mas ainda está um pouco suja no rosto do personagem e nos prédios ao fundo. Isso é um trabalho bem de base: limpar a imagem.




Já limpa e com separação de cores para CMYK porque imagino a peça impressa, resolvi separar cada canal, mesmo porque no futuro se quiser colorir as linhas fica mais fácil; não preciso selecionar tudo de novo.



Aqui já fiz a cor base. Com o traçado. Note que há um canal chamado flat que me possibilita mais tarde selecionar só aquilo que me interessa para modificar ou colorir.




A partir daqui eu prefiro seguir com camadas. Sei que nem todos gostam assim mas para mim é melhor. Talvez essa história de fazer tudo por canais possa fazer sentido se vc realmente deseja um arquivo menor, mas hoje em dia com tantos clouds para armazenamento, sinceramente não vejo porquê. Até porque o efeito que eu ia usar na cidade era diferente do personagem então tive que separar as camadas mesmo. Nessa abaixo, as luzes da cidade, a fumaça e o chão.




Finalmente as texturas: do Coisa e das nuvens. Primeiro com colorização das pedrinhas que formam o personagem e depois com uma textura de pedra mesmo. Um bitmap propriamente dito. No céu, antes um gradiente seguido de uma textura de céu mesmo a partir de uma imagem.
Precisa? Pra mim sim. E porque não só um ou outro? Porque não estava dando a textura que eu desejava.  A partir daqui a escolha é de cada um. Eu encontrei esse resultado.







Na última etapa ainda troquei a cor do contorno de cada ingrediente da imagem. Personagem, fundo, detalhes... Tudo. Daí a importância de salvar, lá no começo, uma parte da imagem só com a base num canal a parte.



Lembrei agora que havia uma comunidade no Orkut que chamava coloristas de HQ foi de lá que peguei essa imagem Se vc tiver conta dá uma passada lá porque o link ainda deve estar ativo, vale a pena. E me posta para que possamos trocar algumas ideias.

Abs,

Caio.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pins e Camisetas

Vamos ao teatro?






Depois a gente como qualquer coisa...





Nããã, tô a fim de chegar em casa e ficar de boa!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Colorização no Photoshop

Olá amigos,

pra quem me conhece isso já não é nenhum segredo e nem teria razão para ser. Dentro do Photoshop uma das atividades que mais me dão prazer é a colorização digital.
Não que seja nenhum profissional da área (quem sabe um dia, me daria muito prazer.) mas gosto muito de me arriscar a colorir e nesses dias quentes menos movimentados tenho pego algo para fazer. Dá uma olhada e se curtiu deixe seu recado porque eu posso passar meu método de colorização em um vídeo. Quem sabe?

Abs.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...