sábado, 2 de outubro de 2010

Tutorial Photoshop 1

Este primeiro tutorial é baseado na necessidade que as pessoas têm de colocar uma vinheta sobre as imagens.

Aqui estou usando o recurso de clipping mask que pode ser usado de diversas formas, mas para sofisticar um pouco acabei por acrescentar um recurso de duplicação semelhante ao do Illustrator que acho muito bacana e pouco difundido.

Vamos lá.

Antes de mais nada para não haver conflitos deixe sua área de trabalho no modo Essencials, assim tudo que eu mostrar aqui vai estar mais ou menos parecido com o seu. Lembrando que estou usando a versão CS5 do Photoshop, mas pode-se fazer esse exercício em qualquer versão do programa. (Evidentemente, eu espero que você tenha atualizado seu Photoshop para no mínimo a versão CS).




A primeira parte é abrir um arquivo novo que para essa arte em específico usei um tamanho letter e converti suas medidas para milímetros a fim de facilitar as possíveis correções caso elas sejam necessárias. Depois rotacionei a página já que sabia que minha imagem estaria no formato paisagem; isso é totalmente subjetivo e depende da imagem com que você quer trabalhar.









Agora a cara da sua área de trabalho deve estar assim:



Vamos pegar uma imagem qualquer agora.

Eu utilizei uma paisagem, mas como já disse antes você pode usar qualquer uma. Como dica deixo aqui o site http://sxc.hu que possui várias imagens bacanas, em alta resolução e grátis.

Para inserir uma imagem vá até o menu File > Place e escolha a imagem desejada.



Você nota que minha janela Layers está flutuante ao lado da figura. Eu prefiro assim já que nosso trabalho vai ser todo calcado em layers. Para retirá-la de seu local de origem clique no nome layers na guia a sua direita e puxe-a para a área de trabalho.


Agora nós vamos criar uma camada intermediária entre o background e a imagem que serão as formas pela qual você verá a imagem, tal qual uma janela.

Normalmente quando se cria uma nova layer pro padrão ela vai para cima da layer em que você está. Aqui haveria duas hipóteses: ou se posiciona em backgound e clica-se em new layer (as flihinhas na base  da janela layer) ou posicionado na camada de cima se pressiona o CTRL (ou CMD no Mac) para que a nova camada criada saia abaixo da atual. Esse segundo modo é mais "profissa".







Para não se perder é legal renomear as camada dando 2 cliques sobre os nomes padrão.


Então vamos construir as formas que vão delimitar o espaço da imagem inserida.

Vou utilizar aqui o shape tool no modo de fill pixels para já sair com preenchimento mas não criar máscaras.









Nota: Na imagem acima você vê 3 tipos de forma de shape. Resumidamente, é o seguite: shape layer cria uma forma e essa forma já vem em uma nova camada com máscara. Paths, a segunda opção, cria a forma sem preenchimento e sem nova camada; e fill pixels cria uma nova forma preenchida mas não gera camada. Aqui como o intuito é desenhar optei pela terceira.

Então com o retangle tool devidamente selecionado faça um retângulo na sua página como abaixo. Nesse caso eu ocultei a camada superior da foto clicando no olho à frente do nome para não confundir.




Agora começa o macete legal na reprodução dos retângulos. 

Nota: Aqui tem que seguir na ordem senão não sai direito.

Primeiro clique na miniatura da camada do retângulo com  a tecla CTRL pressionada (para quem tem Mac é a tecla Command). Ele ficará contornado por um conjunto de pontos piscantes. Isso significa aque está selecionado



A chave da duplicação em série vem agora.

Normalmente utilizamos o CTRL + T (CMD + T) para redimensionar qualquer forma no Photoshop. A rigor isso significa Free Transform e está no menu Edit. Acontece que precisamos que, ao se fazer a primeira cópia, outras saiam em sequência ou em duplicação. Quem faz duplicação ou cópia no Photoshop é a tecla ALT (Option no Mac). Deu pra pegar? Vamos utilizar as duas juntas CTRL + ALT + T (CMD + OPTION + T) com isso marcamos a forma e ao arrastar posteriormente serão criadas várias  formas iguais na mesma proporção de distância.



Pronto. Agora quando você arrastar formando o segundo retângulo o ALT pressionado anteriormente vai te garantir as cópias necessárias.

Só precisa arrastar agora. Normalmente eu pressiono o SHIFT para garantir que fique alinhado.
Depois de arrastado o segundo retângulo clique enter mas NÃO remova a seleção.




– E o que acontece se eu remover a seleção? 

No próximo efeito precisamos de todos os retângulos numa única camada, se você tira a seleção vão sendo criadas uma camada para cada cópia. E dependendo de quantos vc fizer vai fica trabalhoso para juntar depois. É só para simplificar, entende?

Então com a seleção ativa acione as teclas CTRL + ALT + SHIFT + T (CMD + OPTION + SHIFT + T) para gerar diversas cópias com a mesma distância entre si.



Olha a seção Layers como ficou tudo numa única, bonitinho. Por incrível que pareça é menos trabalhoso que ficar juntando tudo depois.



Agora aquela foto de início só vai poder aparecer através desses retângulos que a gente montou. Como uma moldura.

Reative a camada da foto e clique com o botão direito sobre ela. 

Vá nesse menu suspenso e escolha Creating Clipping Mask. Com isso a foto passa a ficar associada a imagem abaixo numa relação de dependência direta com essa.






Como nunca fica perfeito de primeira eu sempre acabo ajeitando um pouco os retângulos no tamanho e na posição. Por exemplo, eles não estão centralizados direito. Para isso seleciono a camada dos retângulos junto com o fundo e peço para alinhar verticalmente no centro para mantê-los exatamente no meio.

Para selecionar as duas camadas utilize a tecla SHIFT






Vou colocar um texto só para dar mais vida à imagem e completar melhor essa relação de espaço já que o terço inferior tá meio vazio.

Aqui vc escolhe texto, fonte e tamanho que bem entender.









Você nota na imagem acima que existe uma régua e uma linha azul clara, que denominamos linha-guia. Para acionar a régua vc pode usar o CTRL + R (CMD + R) ou vá até o menu View > Rulers.

Uma vez acionada a régua, clique dentro dela com a ferramenta select e arraste para formar a linha-guia que será tua referência no alinhamento dos objetos.

Dica: Eu uso a select tool e depois vou posicionando devarzinho com as setas de direção do teclado.


 


Obs.: Cuidado na hora de formar o seu texto para que ele não saia acima dos retângulos, pois dessa forma vai sair como um clipping mask também. Certifique-se de que está posicionado na última camada de cima, no caso, a foto.

Para finalizar vou dar um toque colorido no fundo só para incrementar através de gradientes.









Na imagem acima temos a janela de propriedade dos gradients. 

Neste exemplo está em laranja porque a cor que eu estava usando era essa. Cada vez que vc aciona a ferramenta gradient as suas propriedades estão ligadas à cor do color picker. 


Aqui está ciano e preto, então as primeiras cores de gradient que eu veria seriam essas na janela de propriedades. 

Deu pra entender?

De qualquer forma vou te mostrar como editar gradients. Acho mais fácil.



Clicando sobre o triângulo no extremo abre-se a janela abaixo. No entanto, se vc clicar  diretamente sobre a cor abre-se a outra janela mais abaixo.

Nesse caso ele abre os modelos padrão

Essa tela é a região de edição dos gradients



Olha lá agora, a primeira cor está em ciano e preto e ciano e transparente. E é sempre assim. A cor de primeiro e segundo plano que você tem no color picker formam o primeiro gradiente. Já a cor de primeiro plano forma junto com o transparente a segunda opção de cores do gradient.

A partir daí, vc tem que usar essa barra abaixo para editar as cores que quer. 

E, achando os tons, acrescentar como new para não perder.

Clique 2 vezes no quadrado inferior na barra ou retângulo colorido da opção color




Definido isso é só pegar o seu modelo de gradiente clicar e arrastar sobre o brackground para dar o tom de fundo da imagem.

O meu ficou assim:




Espero que tenham gostado.

Até e... 

Enjoy.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...