quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tutorial Photoshop #3

Photoshop com Duotone e Multichannel

Vamos ver como dois modos de cor pouco observados e muito pouco utilizados mas muito úteis podem te ajudar numa impressão com cores especiais –cores Pantone, por exemplo– ou mesmo para uma impressão em verniz ou coisa que o valha.

Vamos abrir uma imagem qualquer:




O primeiro passo é transformar a imagem do modo RGB para Grayscale para depois transformá-la em Duotone.






Quando o modo Grayscale é ativado vem na sequência uma janela confirmando se vc vai realmente descartar as informações de cores dos canais.
O que acontece na prática é que se tinha 3 canais com 255 cores e agora passa a se ter apenas um único com 256 cores.
Descarte como sugerido na imagem acima.

Seus canais serão apenas um:




Sem esse passo não podemos ativar as opções de Duotone que é o foco desse tutorial.

Bem, vc já colocou em Grayscale e viu que sumiram os canais de cores mas vamos escolher agora os tons de Pantone para nosso trabalho.

Vamos definir então o modo Duotone para começarmos:






O modo Duotone é perfeito para vc trabalhar com sobreposição com duas, três ou quatro cores. Inclusive para formação de tons de sépia fica muito bom também.

Ao acessá-lo vc vai perceber que somente uma cor está habilitada e provavelmente é o preto. Vc pode mudar isso escolhendo os modos Duotone, Tritone ou Quadritone na opção type.






Ao clicar sobre o quadrado da cor automaticamente será aberta a janela de busca e edição de cores. Ali você pode escolher os diversos tipos tanto de Pantone quanto de qualquer outro tipo de cor especial.






Se ainda assim vc quiser formar sua cor a partir de um modelo RGB ou CMYK a opção Picker pode ser utilizada bem como a opção Color Library





Para esse tutorial coloquei um tritone como exemplo para mostrar qual o comportamento e a finalidade do Overprint Colors




Quando clicamos no Overprint ele vai nos mostrar o comportamento da sobreposição das tintas e podemos assim definir uma maior ou menor intensidade para as diferentes superfícies:





Como eu escolhi três tons a opção 1+2+3 ficou ativa. Eu vou clicar sobre o quadrado de cor para editar esse tom e através das imagens dispostas na sequência você verá a alteração sobretudo de contraste na imagem original.

Note a posição do cursor no color picker, sua numeração e a diferença na imagem






Vê. No primeiro fui extremo e a imagem ficou “lavada”. O contraste é muito baixo porque a sobreposição não forma um preto e sim um cinza. Já na segunda o contraste é bom pq temos um preto bem calçado. Note que não utilizei a soma de todos para não obter um tipo de preto que encharque o papel.


Nota: Para uma impressão segura converse com sua gráfica para ver como eles preparam a tinta para impressão. Todo técnico gráfico tem essas informações e isso reduz os riscos de erros e insatisfação por parte de todos.


Uma vez definidas as cores é importante salvar aquilo que se obteve para não se ter todo trabalho novamente. 

Ao lado da opcção preset e dos modelos vc verá um triângulo para baixo com três fios. Isso representa as opções, que nesse caso são para salvamento e carregamento de cores já criadas. Veja:



  
Vamos então considerar que é isso que vc quer. Dê OK e está feito sua imagem tritônica. Mas como ver os 3 canais que vc preparou no modo anterior separados?

É para isso que temos o modo Multichannel. Com esse modo de cor ele vai pegar cada uma das cores que agora pertencem a um único canal e separá-los mostrando-as individualmente.








Agora clicando sobre cada uma vc vai poder ver a cor separadamente ou a combinação da primeira com a segunda, ou da terceira com a primeira e assim por diante como nas imagens abaixo:








O bacana é que tudo isso também pode ser impresso de forma separada para que se faça uma análise das cores em separado.

Vá ao menu File > Print e observe se está na opção PDF de impressora e no Color Management escolha o item Document e em Color Handling vá na opção Separations. As imagens a seguir dão uma ideia melhor:














É isso aí...

Até o próximo. Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...