terça-feira, 8 de outubro de 2013

Resenha #1 Marvel Comics A História Secreta

Nesse primeiro post sobre livros quero falar sobre um que acabei de ler e que apesar de ter ganho o prêmio Eisner de literatura sobre quadrinhos não achei tão bom assim. A obra em questão é Marvel Comics - A História Secreta de Sam Howe.




O livro não é ruim, não é isso, mas poderia e deveria ser melhor. Não há dúvidas de que o autor se esmerou em coletar os dados e em tomar entrevistas com as principais figuras da editora que estavam ao seu alcance. Isso é perceptível. Mas falta ritmo. Chega a ser confuso às vezes. Em prol do autor vale ressaltar que a Marvel durante muito tempo foi um ninho de "marafagato", uma bagunça total, a ponto de editores assumirem e serem demitidos em questão de semanas e mesmo diretorias e proprietários mudarem de ano para ano aquisição após aquisição.
Mas isso não o exime. Mesmo porque se tomarmos como base o mesmo meio, quadrinhos, e colocarmos outra obra que trata da DC (a Distinta Concorrente), "Os homens do Amanhã"  do Gerard Jones, a coisa se complica ainda mais. Jones diferente de Howe tratou dos homens que lidavam com a indústria é verdade, e perscruta a vida de cada um daqueles que seriam personagens principalmente na criação do mito do Superman. Mas se formos pensar, a rigor, do que é feita qualquer companhia? Dos homens que a idealizaram. É reflexo do sonho de cada um deles. Para o bem ou para mal. E no caso do livro da Marvel esse elemento tão saboroso praticamente se perde na pressa de dar detalhes de bastidores corporativos de aquisição e valores ou de rusgas que não deixam de ser relevantes, porém são menos interessantes que a ideia de construção, não só de um meio, mas de toda um jeito de vida e uma filosofia de trabalho tão típica dos EUA. Para dar um exemplo: Marin Goodman. Jovem de classe baixa filhos de imigrantes judeus que tem na América e no seu way of life a chance de mudar não só a sua história, mas a de todos ao seu redor. E ele faz isso. E não só isso, muda o próprio meio. Mas o que a gente tem desse homem na obra de Howe? Nada. Pouco mais do que escrevi aqui. Em pouco mais de dois parágrafos ele sai de vendedor de porta em porta a dono de uma editora e na página seguinte já é um rico empresário da editoração.
Muito raso.
E assim é com Stan Lee, Ditko, Kirby, Wein, Wolfman e tantos outros que deram vida aos personagens que hoje são verdadeiras franquias por si só.
Mas o livro traz muitos acertos como a história em que a Marvel, através de Roy Thomas, seu editor-chefe, resolve publicar as histórias de um filme estranho, sem nenhum astro famoso, rodado na Tunísia e que tem um jovem inexperiente no comando, um tal de Star Wars.


Mas talvez a característica mais marcante da obra seja exatamente a mesma da biografada: a pressa. No final e principalmente no final fica uma sensação de que tudo tem que ser mesmo a toque de caixa, de que tudo precisa ser feito pra ontem. Que não se pode perder a onda. A Marvel ao final da leitura e pra quem já conhecia um pouco da sua trajetória sempre foi bem assim; no embarque na onda dos herois, na criação do grupo de herois, no tratamento com  a concorrência, com os distribuidores, com o público enfim, tudo rápido, tudo dinâmico, mesmo quando apresentava mais do mesmo em suas histórias a ideia era de tudo novo. Talvez tenha ficado a sensação de que se o autor não embarcasse no estilo Marvel de fazer livro tivesse nos presenteado com um livro excepcional e não só razoável. Fica pros próximos anos...

Um comentário:

  1. Deixando um link para baixar o Documentário - Origem Secreta: A História da DC Comics em AVI - http://www.2downloadz.com/yrn8w786ls

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...